Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

 

Institucional

 

MISSÃO

Nossa missão é informar, comunicar e expandir a Pesquisa na Universidade do Estado da Bahia (UNEB), preservando as informações científicas e tecnológicas e disseminando conhecimentos às comunidades acadêmico-científica, interna ,externa, local e regional. Mapear e integrar as pesquisas internas em rede de informação científica, cuja base origina-se dos Departamentos e de suas respectivas instâncias: núcleos, grupos, programas de pós-graduação, linhas de pesquisa, pesquisadores e centros de estudos e pesquisas da UNEB. Instalar, desenvolver e manter redes integradas de informações científicas em ciência e tecnologia. A estrutura gerencial do Centro está de acordo com as novas tendências das instituições de pesquisa, formada por pessoas com grande capacidade de liderança e acúmulo de conhecimento. Essa estrutura facilita a articulação interinstitucional e o estabelecimento de parcerias com universidades, institutos, empresas e centros de pesquisa, bem como a promoção da integração de esforços, utilizando as fontes do conhecimento voltado para a solução de problemas e difusão de saberes.

FINALIDADES:

1. Instalação e desenvolvimento de processos e métodos teóricos-práticos e manutenção da rede integrada de informação científica formada pelos Departamentos através dos Núcleos de Pesquisa e Extensão (NUPE’s); Grupos e Linhas de Pesquisa e Extensão; Programas de Ensino de Graduação e de Pós-Graduação; Pesquisadores e Centros de Estudos e Pesquisas da UNEB.

2. Mapeamento da pesquisa e extensão e integração em rede, articulada aos Departamentos e instâncias acima citadas de modo a congregar os dados oriundos dos Programas de Ensino de Graduação e Pós-Graduação, para identificação de áreas de concentração e potenciais para a pesquisa e extensão institucional.

3. Acesso, informação e comunicação em ciência e tecnologia no âmbito interno e externo.

4. Elaboração do diagnóstico de pesquisa da UNEB, por meio da coleta de dados nos Departamentos e respectivas instâncias, com base no plano estratégico institucional para identificação de áreas beneficiadas e potenciais, e aprofundamento e ampliação da capacidade de Ensino-Pesquisa-Extensão.

5. implementação, acompanhamento, avaliação e controle do próprio processo de consolidação de pesquisa na instituição.

6. Expansão e Informatização da biblioteca para a pós-graduação com software integrado que execute o processamento técnico e o gerenciamento dos serviços para melhor recuperação da informação e desenvolvimento das pesquisas.

JUSTIFICATIVA:

Para além da expansão do ensino, da ampliação da infraestrutura e otimização da estrutura existente, esse projeto prevê a comunicação, a integração, a parceria, a solidariedade entre pesquisadores, grupos e núcleos, possibilitando o reconhecimento da instituição como geradora de pesquisa em C &T, com base na Educação e no desenvolvimento local/regional para a melhoria de vida das comunidades e sustentabilidade. A implantação do CPEDR atendeu, ainda, a uma demanda institucional da UNEB por infraestrutura para pesquisa em Universidade Pública que subsidiasse o acompanhamento, avaliação e controle do processo de consolidação da pesquisa.

OBJETIVO GERAL:

O desenvolvimento das atividades do Centro de Pesquisa em Educação e Desenvolvimento Regional (CPEDR/UNEB) oferece suporte aos programas de pós-graduação em Educação e Contemporaneidade, Cultura e Memória e Desenvolvimento Regional, Políticas Públicas, Gestão do Conhecimento e Desenvolvimento Regional, fornecendo indicadores potenciais através das linhas e dos grupos de pesquisa, especialmente do grupo Educação, Etnicidade e Desenvolvimento Regional - CPEDR estruturará e otimizará a base de dados científico-tecnológico da UNEB e os processos de desenvolvimento da pesquisa em rede, a partir da infraestrutura física e da aquisição e instalação de equipamentos potencializando a base científica institucional para informação, comunicação e expansão da pesquisa na UNEB.

ATIVIDADES:

Execução de programas, projetos e atividades de pesquisa e desenvolvimento técnico-científico, no âmbito de suas finalidades; realização de atividades de pesquisa relacionadas com a educação e o desenvolvimento regional ou territorial em áreas e programas estratégicos e de interesse da UNEB de acordo com o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI); promoção e difusão do conhecimento técnico-científico; promover a expansão, a gestão, a disseminação e a transferência do conhecimento científico e tecnológico através da articulação de redes institucionais e interinstitucionais; promoção de parceria tecnológica com os NUPE’s, os Grupos de Pesquisas, os Núcleos de Concentração, os Centros e Institutos de Pesquisas e Organizações Governamentais e não Governamentais, incluindo o suporte, a instalação e a gestão, visando fomentar a criação e o desenvolvimento científico, tecnológico Regional e Local; produção e desenvolvimento de produtos oriundos de suas pesquisas, contratos, convênios, acordos e ajustes, resguardados os direitos relativos à propriedade intelectual e conforme normas estabelecidas pela UNEB; realização de cursos, conferências, seminários e outros eventos de caráter técnico-científico; captação de recursos financeiros para pesquisa e ampliar as receitas próprias.

RESULTADOS ESPERADOS:

• Projeto de Articulação Científica REDE CPEDR/UNEB de Expansão Científica Institucional: inter-relações institucionais / Visitas e reuniões técnico-científicas para o fortalecimento de equipes de trabalho cientifico, e intercambio entre equipes local/nacional/internacional;

• Projeto de Pesquisa Diagnóstico da Pesquisa na UNEB, com o levantamento de informações sobre Projetos de Pesquisa nas áreas de Educação e Desenvolvimento Regional, séries históricas 2006-2012 e 2013-2016;

• Fortalecimento dos Programas de Pós-Graduação e da Pesquisa na UNEB.

IMPACTOS PREVISTOS:

· Ampliação da produção científica; intercâmbio multidisciplinar.

· Otimização dos investimentos institucionais em comunicação, viagens, equipamentos para a pesquisa.

· Ampliação da capacidade de qualificação profissional do quadro institucional.

· Melhoria dos níveis de pesquisa educacional do Estado da Bahia.

· Melhoria dos níveis de pesquisa acadêmica.

· Divulgação das informações e agilidade na tomada de decisões.

PARECER

FINEP-Financiadora de estudos e projetos – Ministério de Ciência e Tecnologia:
As propostas encaminhadas a esta Chamada Pública foram submetidas à Avaliação de Mérito por um Comitê composto por 82 Consultores, representantes das 4 grandes Áreas de Conhecimento (Ciências Exatas e da Terra, Ciências da Vida, Ciências Humanas e sociais e Engenharias.) Com base nas recomendações desse Comitê, a Diretoria da FINEP, através da RES/DIR/0416/05, de 27/04/2005, aprovou os seguintes sub-projetos, agrupados por instituição.

EQUIPE DE ELABORAÇÃO / PROPOSTA ORIGINAL

Leliana Santos de Sousa – Docente UNEB  (Coordenadora Científica)
Carla Liane Nascimento - Docente UNEB
Patrícia Carla Smith Galvão - Analista Universitária / PPG
Teresinha Carvalho - Analista Universitária / PPG
Ângela Maria Pithon Carvalho de Araújo - Analista Universitária / PPG
Ilana Azevedo Ribeiro - Subgerente de Iniciação Cientifica (IC) PPG

EQUIPE DE IMPLANTAÇÃO

Leliana Santos de Sousa – Coordenadora Geral
Patrícia Carla Smith Galvão - Analista Universitária / PPG
Ilana Azevedo Ribeiro - Subgerente de Iniciação Cientifica (IC) PPG
Lídia Boaventura Pimenta - Assessoria Especial / Reitoria 
Edísio Brandão - Gerência de Pesquisa - PPG
Durval Uzeda - Assessoria Especial / Reitoria
UDO - GERINF
Prefeitura do Campus I

APOIO LOGISTICO, ACOMPANHAMENTO E ORIENTAÇÃO

· REITORIA; PPG; GERINF; Unidade de Desenvolvimento Organizacional – UDO, Prefeitura do Campus; PROAD; Comitê Científico; Coordenadores de NUPE.

ÁREAS DE ATUAÇÃO

Educação
Desenvolvimento Sustentável
Desenvolvimento Regional
Etnicidade
Políticas Públicas

 

 

 

  
   
     Universidade do Estado da Bahia - UNEB. © Todos os direitos reservados.
     Rua Silveira Martins, 2555, Cabula. Salvador-BA. CEP: 41.150-000.
     Tel.: 71 3117-2417
     Design by Felipe Coelho